A minha psoríase era horrível. Por vezes cobria grande parte do meu corpo. E piorava com o meu stress. Depois das consultas posso dizer que estou praticamente sem nada. De vez em quando tenho uma manchinha, que rapidamente desaparece. E descobri que tinha muita ansiedade para tratar.
Gabriela Serafim, 27 anos
O que são?
As alergias podem ser extremamente limitadoras e afectar de forma muito significativa o bem estar de quem sofre destes sintomas. É necessário perceber o motivo porque a alergia aparece. E tudo tem uma fonte ou origem, apesar de na maioria das vezes, a pessoa alérgica não fazer ideia do que justifica esta alergia.
As fobias indicam uma resposta emocional, ou seja, um medo irracional do objeto da fobia. No caso das alergias, é o corpo que reage negativamente a um estímulo, impedindo a pessoa alérgica da sua aproximação. Uma alergia ao pó, por exemplo, quando tratada em hipnoterapia, remete o paciente a uma memória traumática em que o pó estava presente, como por exemplo durante uma rixa no colégio em que uma criança caiu no chão, empurrada por um colega e no chão havia pó. É importante ter consciência que a reação alérgica não acontece imediatamente após a situação traumática. Por vezes surge passado muitos anos, em que uma situação diária acorda a esta memória. Quando tratamos essa memória, a reação alérgica desaparece.
Uma reação alérgica pode causar sintomas como espirros, vermelhidão na pele, tosse, espirros, nariz, olhos ou garganta. Estes sintomas aparecem quando a pessoa apresenta uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância como ácaros, pólen, pelos de animais ou certos tipos de alimentos como leite, camarão ou amendoim.
Na reação alérgica grave ou choque anafilático os sintomas são mais graves, incluindo dificuldade para respirar, tonturas e inchaço na boca, língua ou garganta, e neste caso deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível ou o pronto-socorro mais próximo.
As doenças autoimunes são, de maneira geral, mais graves nas suas repercussões, e os seus sintomas costumam agravar-se com o aumento do stress ou de estados emocionais que afectem o bem estar de quem sofre destas doenças.
É necessário perceber o motivo porque a doença apareceu. E tudo tem uma fonte ou origem, apesar de na maioria das vezes o doente não fazer ideia do motivo por que tem essa doença.
Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico é activado de forma desadequada e começam a atacar “invasores” inadequadamente tidos como tal. Cada vez há mais evidência do papel do stress na diminuição ou enfraquecimento do sistema imunológico, sendo que o contrário também é verdade, isto é quanto maior o equilíbrio emocional mais favorecido o sistema imunológico e maior o combate à doença.
Quando revisitamos a fonte ou origem do aparecimento do cancro, por exemplo, somos conduzidos a um momento de profunda tristeza, normalmente associada a qualquer tipo de perda.
A perda física, de alguém especial que partiu, ou uma perda emocional resultante duma separação, por exemplo. Essa tristeza profunda, que justifica o processo de degeneração do corpo, precisa de ser libertada e pacificada. Além disso, no caso do cancro, um paciente que tenha acompanhamento de um hipnoterapeuta qualificado, pode beneficiar de uma redução significativa dos efeitos secundários do tratamento com quimioterapia ou radioterapia.


Como é que a Hipnoterapia pode ajudar a superar este sintoma?
As doenças autoimunes (como a psoríase, a alopecia areata, entre outras) registam melhorias significativas ou até remissão total com a hipnoterapia clínica, que são muitas vezes agravadas por estados de ansiedade, eliminados ou melhorados através de técnicas de libertação de ansiedade e através da sugestão hipnótica.