Consegui perder 12 kg no total e nunca mais recuperei. Sem fazer qualquer dieta e sem esforço. Ah. E comecei a caminhar, o que antes seria impensável. E finalmente fui tratar do que me levava a comer de forma compulsiva. Acabei por aprender muito sobre mim e sobre a minha infância.
Paulo Pereira, 39 anos
Como é que a Hipnoterapia pode ajudar a superar este sintoma?
Tal como com a cessação tabágica, a utilização da hipnoterapia para o controlo do peso é uma abordagem muito antiga com excelentes resultados na alteração dos hábitos alimentares e consequente redução do peso, sem recurso a dietas ou a qualquer comportamento que dependa da força de vontade do paciente, o que fundamenta as taxas de sucesso tão elevadas.
Para além de se utilizar a elevada sugestionabilidade do paciente durante o relaxamento hipnótico a seu favor sugerindo comportamentos alimentares previamente acordados e mais saudáveis, é também abordada uma questão fundamental, o motivo que leva o paciente a comer de forma inadequada.
Caso haja uma compensação emocional através da comida, aborda-se essa questão de forma terapêutica, o que aumenta ainda mais a taxa de sucesso dos pacientes que optam por este processo para resolver este comportamento de forma definitiva, sem recurso a dietas ou a medicamentos.
Em 1986 foi conduzido um estudo pelos investigadores Gordon Cochrane e John Friesen publicado na prestigiada revista “Journal of Consulting and Clinical Psychology” que incidiu sobre 60 mulheres de 20 a 65 anos que tinham pelo menos 10 kg a mais. O grupo submetido a hipnoterapia perdeu em média 8,5 kg contra 250 g das mulheres no grupo de controlo sem ser submetida a hipnoterapia. Mais relevante ainda é que no controlo realizado passado 6 meses, as mulheres que foram submetidas a hipnoterapia não voltaram a engordar.
O principal sucesso desta abordagem é a alteração definitiva de comportamentos de forma natural, um dos grandes objectivos da maioria dos pacientes que procuram a Hypnobalance.

