Depois de me separar parecia que nada fazia sentido. Perdi a motivação para sair, para estar com amigos. Até no trabalho andava ali por andar. Descobri que a minha tristeza era mais antiga do que pensava e que é muito importante ir tratar da origem das coisas em vez de tomar medicamentos.
Carlos Rui, 42 anos
O que é Depressão?
A depressão, uma das epidemias deste século, afetando mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, é caracterizada por períodos mais ou menos longos de tristeza profunda, associada a momentos de angústia, desmotivação, falta de ânimo e frustração que afectam a qualidade de vida diária de quem sofre desta doença crónica. É a principal doença responsável por incapacidade na atividade produtiva.
É normal sentirmos momentos de tristeza em situações específicas, como por exemplo após a morte de um ente querido ou noutras situações que a justifiquem. Porém, algumas pessoas vivenciam esse sentimento de forma muito intensa e por períodos muito longos, que se podem prolongar durante anos.
É importante ter consciência que este estado pode ser alterado, tratando do que motivou essa tristeza. Não será possível, por exemplo, alterar a perda duma pessoa, mas é possível alterar a forma como a pessoa encara essa perda.


6 sinais de que pode sofrer de Depressão:
- Falta de energia e cansaço constante
- Choro fácil e desinteresse pelas actividades do dia-a-dia
- Sensação de vazio ou tristeza
- Perda de apetite
- Distúrbios no sono
- Ideação de morte
Como é que a Hipnoterapia pode ajudar a superar o sintomas de Depressão?
Como qualquer outro sintoma, também esta tristeza tem uma causa ou origem, que pode ser diferente da que o próprio identifica como tal. Por exemplo, uma pessoa que perdeu o emprego e se sente deprimida e desmotivada convence-se que esta é a causa desta depressão. Quando trabalhamos em hipnoterapia com a pessoa, verificamos que esta perda de emprego é apenas a gota de água de um copo cheio de perdas e tristezas, Digamos que esta foi a última gota e que o copo transbordou, fazendo com que a pessoa perca o interesse pelo que a rodeia.
Importa ir lá atrás tratar de todas as perdas ou rejeição ou abandono para agora poder encarar esta situação como apenas uma contrariedade, e continuar a ter ânimo para seguir o seu percurso de vida.